Índice de Artigos

Sobre o projeto Cirandar

 

Desde o ano de 2000, com os Encontros de Investigação na Escola, promovidos pela Rede RIES no Rio Grande do Sul, temos estudado e nos encontrado para discutirmos nossa sala de aula a partir de relatos de sala de aula. Desde o ano de 2012 fomos incentivados a inventar um processo mais local e continuado intitulado Cirandar: rodas de investigação desde a escola. O projeto objetiva promover a formação acadêmico-profissional, onde o participante, enquanto docente, assume a autoria de sua prática em sala de aula, em diferentes níveis e modalidades de ensino, por meio da escrita, leitura e diálogo. 

 

O programa tem como premissas:

a) A aula de um professor é uma produção efetiva para se pensar a formação;

b) A escrita desta sala de aula permite torná-la pública e foco de atenção coletiva;

c) Escrever, como ferramenta cultural humana, nos desenvolve e por isso, se escrevemos, nos desenvolvemos e aprendemos sobre nossa sala de aula;

d) A aprendizagem precisa ser dialógica e para tanto coletiva;

e) A leitura entre pares favorece intensificar a formação;

f) Possibilitar a integração entre Escola e a Universidade.

 

No ano de 2020, considerando o cenário de pandemia que estamos vivendo, a organização do projeto passou por algumas mudanças que você poderá acompanhar no menu "Cirandar 2020: organização"

 

⭐ NOVO - Acesse as nossas produções através do menu ou no link:  "Produções e documentos".

NOVO - O registro na íntegra do encerramento do Cirandar 2020 já está disponível no nosso canal do Youtube. Acesso: "Encerramento Cirandar 2020"

 

➡️ Acompanhem nossas lives registradas no canal do Youtube.