O III Encontro Sobre Investigação na Escola, realizou-se nos dias 23 e 24 de agosto de 2002.  Participaram do evento 150 professores, oriundos de diferentes escolas e instituições do estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ, ULBRA, UFSM, UNIVATES, PUCRS, FURG, UPF, UFPEL e URI-Santiago), além de um trabalho de Santa Catarina, dois da Argentina e um do México. No total, o  evento contou com  91 trabalhos inscritos para apresentação.

A equipe organizadora analisou e selecionou os trabalhos, subdividindo-os em seis áreas (grupos) de discussão. Dois trabalhos não foram aceitos para apresentação. Algumas áreas foram sub-divididas pelo grande número de trabalhos inscritos. Os temas e o número de trabalhos por grupo ficou assim distribuído:

Grupo Assunto N.º de Trabalhos

A1

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE:

Avaliando, aprendendo e melhorando as nossas aulas

8

A2

7

A3

7

A4

7

B

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E IDÉIAS PRÉVIAS:

Decorar não é compreender e aprovar não é saber

8

C

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES:

O retorno e a continuidade da vida estudantil dos professores

6

D

FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES:

A universidade como a escola desejável dos professores

8

E1

EXPERIÊNCIAS CURRICULARES:

Rompendo as barreiras disciplinares e tomando as rédeas do currículo

9

E2

10

F

COLETIVOS DE PROFESSORES:

Rompendo o isolamento para aprender juntos

8

G

PESQUISAS SOBRE A ESCOLA:

Olhares externos sobre a escola

8

Os trabalhos foram relatados e discutidos durante a tarde e a noite de sexta-feira, 23 de agosto. Ao final da noite, cada grupo elaborou um painel com a síntese das discussões para exposição ao grande grupo no sábado pela manhã. A elaboração do painel, conforme a orientação dada na abertura do evento, deveria abordar às seguintes questões:

  1. Obstáculos encontrados;
  2. Avanços alcançados;
  3. Propostas de seguimento de trabalho.

Finalmente, no início da manhã de sábado, 24 de agosto, foi realizado um painel sobre redes de professores investigadores, coordenado pelo professor João Batista Siqueira Harres. Discutiu-se a experiência em andamento de constituição de uma rede iberoamericana envolvendo professores de diferentes países:

  1. Espanhóis: Rede IRES - Investigación y Renovación Escolar, ligados principalmente à Universidade de Sevilha;
  2. Mexicanos: Rede TEBES - Transformación de la Educacíon Básica desde la Escuela, ligados à Universidade Pedagógida Nacional do México;
  3. Colombianos: Rede CEE - Calificación de Educadores en Exercício, ligados à Universidade Pedagógica Nacional da Colômbia;
  4. Argentinos: Rede DHIE -  Docentes que Hacen Investigación na Escuela, ligados à Confederação dos Trabalhadores em Educação da Argentina.

Nessa discussão foi comentado o fato de que essas redes promoverão, em julho de 2005, na UNIVATES, o “IV Encontro Iberoamericano de Coletivos Escolares e Redes de Professores que Fazem Investigação na sua Escola”. Ao final discutiu-se estratégias de envolvimento dos participantes na organização e divulgação neste evento de nível internacional.

Entre 09:00-10:00h da manhã de sábado, ocorreu a socialização das discussões nos grupos. Os painéis elaborados nos grupo foram afixados no auditório do prédio 7 e cada participante pode observar essas conclusões e trocar idéias com participantes de outros grupos.

Finalmente após às 10:00h, na seção final de encerramento do evento, procedeu-se uma avaliação geral do evento em grande grupo e da discussão da das formas de continuidade do evento.

No mês de março de 2003 conseguimos concluímos a publicação dos anais desta edição do evento. Foram publicados 250 exemplares com  237 páginas, contendo os trabalhos apresentados, as conclusões por grupo de discussão e as conclusões e avaliação do evento. Os livros foram distribuídos a todos os apresentadores de trabalhos, para a maioria dos co-autores e também para alguns interessados, como pesquisadores e professores de escola que desejavam agregar-se ao processo e preparar um trabalho para o 4º encontro.