O II Encontro Sobre Investigação na Escola seguiu a mesma estrutura do primeiro encontro. Cada participante apresentou um relato de cunho investigativo e enviado à organização antecipadamente sobre alguma atividade inovadora que estivesse realizando em sala de aula, preferencialmente sobre sua própria prática docente. Os grupos de discussão estiveram distribuídos em torno aos mesmos temas da primeira edição e a avaliação do evento se deu segundo os mesmos aspectos da vez anterior, visando o avanço na direção em que os pressupostos do nosso grupo de pesquisa e do evento em si apontavam.

Para isso, buscou-se, pretendia-se que os mesmos avaliadores externos estivessem presentes, identificando avanços e obstáculos na caminhada. Isto não foi possível pois o professor Dr. Rafael Porlán e o professor Dr. Roque Moraes estiveram impossibilitados de participar. Dessa forma convidamos a Professora Ms. Valderez Marinado de Lima (FAPA/RS) e a Professora Dra. Pilar Azcárate Goded (Universidade de Cádiz/Espanha).

O evento foi divulgado inicialmente apenas entre os participantes da vez anterior que, ao receberem os anais do primeiro encontro, receberam junto uma carta convite com os detalhes da segunda edição e com sugestões da melhor forma de organizá-la. Para os novos participantes, a divulgação deu-se através de um prospecto semelhante ao enviado no primeiro Encontro.

Como mudança mais importante desta edição e atendendo à avaliação da vez anterior,  aumentamos o tempo para discussão nos grupos e propusemos, logo no início do evento, uma discussão sobre qual seria a melhor forma de, ao final, socializarmos os resultados. A  proposta aprovada foi a de que cada grupo elaborasse um pôster que ficou exposto no início da manhã de sábado para conhecimento de todos, permitindo também um contato maior entre autores de trabalhos de grupos diferentes.

A discussão dos trabalhos envolveu a tarde e a noite do dia 31 de agosto. Após as apresentações dos trabalhos, cada grupo  elaborou uma síntese das características dos avanços e obstáculos mais importantes e das conclusões alcançadas apresentadas no dia seguinte, ao grande grupo sob a forma de um pôster.

A avaliação final dessa organização foi altamente positiva e, após a exposição dos painéis, houve um debate e apresentação de uma avaliação geral pelas professoras Pilar e Valderez seguindo-se, ainda uma avaliação geral do encontro.