O I Encontro Sobre Investigação na Escola surgiu com a idéia de favorecer o avanço de reflexão sobre a prática docente para os professores do Vale do Taquari. Assim, em setembro de 2000 estruturamos um evento que iniciou uma caminhada na direção da criação e desenvolvimento de grupos de professores investigadores tal como existem atualmente no México, Argentina, Colômbia, Espanha e com as quais temos contato. O evento pretendia  servir também como forma de garantir a continuidade e o avanço da inovação escolar e o estabelecimento de uma cultura de análise da prática pedagógica, desenvolvidas em outras ações de nosso grupo de pesquisa.

Tudo isto, estendido para além dos alunos dos cursos de licenciatura e de especialização que investigamos, mas atingindo também a outros docentes que implementassem atividades inovadoras em suas aulas (seja na escola ou na universidade), pois sabemos quão raras são a oportunidade de reflexão e troca de experiências no cotidiano profissional dos professores.

Além disso, pensávamos também que essas atividades não devessem restringir-se às áreas de Ciências e Matemática. A interdisciplinariedade, a identificação de problemas comuns e a necessidade de ações conjuntas na escola justificavam que essas reflexões não se prendessem aos limites disciplinares.

A resposta ao primeiro desafio lançado parece ter alcançado sucesso para além dos limites da região do Vale do Taquari. Ao todo participaram do primeiro encontro 115 professores que apresentaram um total de 72 trabalhos oriundos de diferentes regiões do estado do Rio Grande do Sul, além de um trabalho de Santa Catarina e dois da Argentina.

Os resumos estendidos dos trabalhos inscritos foram enviados antecipadamente à organização do evento que os leu, selecionou e distribuiu em sete grupos temáticos de discussão:

  • Grupo A: Reflexões sobre a prática docente
  • Grupo B1: Idéias prévias e dificuldades de aprendizagem
  • Grupo B2: Idéias prévias e dificuldades de aprendizagem
  • Grupo C: Formação continuada
  • Grupo D: Formação inicial de professores
  • Grupo E: Experiências curriculares
  • Grupo F: Educação infantil

Como avaliadores externos, foram convidados os professores Dr. Rafael Porlán (Univ. Sevilha) e Dr. Roque Moraes (PUCRS) que, ao circularem por todos os grupos durante as discussões puderam ter uma visão geral dos trabalhos, a qual foi relatada e discutida no painel de apresentação das conclusões de cada grupo. Entre os avanços da investigação na escola, apontados pelos avaliadores externos destacaram-se três:


Uma ênfase maior das propostas, em relação a outros eventos de formação continuada, em iniciativas coletivas de professores;

Uma perspectiva mais efetiva dos participantes como sujeitos, promovendo-se seu envolvimento em todas as etapas da investigação;

A necessidade de uma sistematização mais rigorosa das investigações de modo a atingir uma qualidade formal mais elaborada.

No segundo dia do evento realizou-se um painel sobre redes de professores investigadores, coordenado pelo professor Dr. Verno Krüger (UNIVATES) que falou sobre o plano em andamento, ao qual o evento e nosso grupo de pesquisa consideraria na continuidade, de constituição de uma rede iberoamericana formada por professores investigadores. Tal rede incluiria, além de nós brasileiros, professores da Espanha, vinculados à “REDE IRES - Investigación y Renovación Escolar”, ligados principalmente à Universidade de Sevilha; professores do México: “REDE TEBES - Transformación de la Educacíon Básica desde la Escuela”, ligados à Universidade Pedagógida Nacional; professores da Colômbia: “RED CALIFICACIÓN DE EDUCADORES”, ligada ao Sindicato Nacional de Professores.

Também foram apresentadas no evento a experiência de duas redes argentinas. A primeira experiência, sobre “Rede de Profesores que Hacen Investigación Educativa”, ligada à Confederación de Trabajadores de la Educación de la República Argentina – CTERA, foi relatada pelo prof. Miguel Duhalde. A experiência da outra rede argentina, “Asosiación de Maestros de Monte Carlo”, foi  apresentada pelo prof. Jesus Armando Castro.

Concluindo o painel, o prof. Dr. Roque Moraes (PUCRS), apresentou as atividades  desenvolvidas até aquela data no âmbito do projeto de pesquisa “Educação em Ciências: preparando cidadão para o novo milênio”, financiado pelo CNPq e que congrega atividades de experimentação e investigação curricular em quatro universidades gaúchas (PUCRS, UNIJUÍ, FURG e UNIVATES).

De modo geral, a avaliação final do encontro identificou, de forma majoritária pelos participantes, aspectos claramente inovadores em grande parte dos trabalhos e, ao mesmo tempo, a necessidade da continuidade do avanço na reflexão sobre a inovação e a investigação escolar, uma vez que houve também a identificação, no contexto escolar, de resistências e obstáculos a este avanço.

Em especial, foram destacados as seguintes propostas:

  • Realizar um segundo encontro em 2001, mantendo, em linhas gerais, as mesmas características, inclusive tentando contar com a presença novamente dos professores Rafael Porlán e Roque Moraes permitindo, com isso, uma avaliação mais contínua desses processos de formação continuada;
  • Possibilitar a leitura prévia dos trabalhos por todos os participantes eliminando, assim, as apresentações preliminares que geralmente envolvem muito tempo, o que, na avaliação dos participantes, acabou acontecendo;
  • Ampliar o espaço para discussão dos trabalhos nos grupos;
  • Favorecer o acesso dos participantes durante o evento a todos os trabalhos e não só aos do seu grupo;
  • Formar grupos locais de reflexão interligados a outros grupos de outras regiões do estado, de modo a construir uma rede de âmbito estadual de professores investigadores;
  • Incrementar o intercâmbio com outras redes correlatas;
  • Publicar os anais do evento com distribuição a todos os participantes, o que foi efetivado no ano seguinte.